Rock music in games

Esses dias, perguntei no Twitter:

Sabemos que a trilha sonora é parte fundamental dos jogos. É ela que ambienta, causando impactos e proporcionando uma imersão mais profunda aos jogadores.

A trilha sonora é tão importante que é comum vermos concertos e covers dessa indústria eletrônica por aí, afinal, cada vez mais, as músicas têm conquistado seu espaço.

Entre os próprios amigos, já podemos ver o amor que cada um tem e como a nostalgia bate forte em algumas. E pra você? Quais sentimentos elas despertam?

No post de hoje, homenagearemos o dia mundial do rock. Quantas você conhece?

1 – A primeira música é…

O ano é 2003. American Idol fez tanto sucesso na TV que, além de ser exportado para o Brasil (e outros países) ainda recebeu uma versão para PS2, Windows e, pasmem… GBA. Ok, tem outras plataformas, mas a última é a única que nos interessa. Mesmo com o poder limitado do pequeno console da Nintendo, o jogo consegue reproduzir o som com qualidade que beira a perfeição. Os vocals não são do artista original (o que é uma pena), mas a boa escolha dos covers foi tão bem seletiva que você quase não percebe que há outra pessoa no lugar. Confira uma das músicas:

Sim, essa foi zoeira XD

2 – Jogos musicais em geral

Eu sei o que você fez aí, Gnomo, mas você tem razão. Jogos musicais são os lugares-chave para gamers conhecerem músicas de artistas fora do meio gamer.

Começando por Guitar Hero
Moutain – Mississippi Queen

Dance Dance Revolution – Hottest Party 3
Paramore – Crushcrushcrush

Just Dance 2018
Queen – Another One Bites to Dance

Ok, já entendi que vocês gostam de Guitar Hero, então vai aí mais uma

Guitar Hero Live
Linkin Park – Wastelands

3 – Devil May Cry

Aproveitando a dica do Tarô e do Velho Kouhai, escolhemos esta música do Devil May Cry:

A trilha é composta pelas bandas: Noisia Combichrist. Noisia é um trio holandês de música eletrônica, responsável mais pelas músicas presentes dentro dos próprios estágios, visto que suas músicas não possuem um vocal. As batidas, para combinar com o estilo do jogo, normalmente são bem pesadas e com um ritmo rápido, de forma que se integrem bem aos cenários e combates igualmente caóticos. A banda norueguesa Combichrist fica responsável pelas músicas propriamente ditas do game. Com um estilo de rock pesado, muito apropriado para a jogabilidade do game, as músicas da banda viram um destaque dentro da própria trilha sonora, devido a grande sinergia que possuem com o estilo de jogo, de forma que mesmo quem não gosta desse estilo de rock, acaba gostando das músicas da trilha sonora após o término de DmC.

Fonte: Gameblast

4 – Saints Row: The Third

Saints Row concentra sua jogabilidade em mundo aberto, devendo o jogador completar missões para progredir sua história.

Esse jogo tem uma trilha sonora licenciada disponível como estações de rádio ao dirigir veículos. Os jogadores podem alternar entre as listas de reprodução, que variam de clássico a eletrônica para hip hop , rock , ou personalizar sua própria estação de base em suas preferências. A trilha sonora original foi composta por Malcolm Kirby Jr. Fonte: Wikipedia

A música “I need a hero” é uma música famosa da Bonnie Tyler:

5 – Rock N’ Roll Racing

Em 1982, George Thorogood and the Destroyers lançavam a música “Bad to the Bone”. Em 1991, você ouvia a mesma música em “O Exterminador do Futuro 2” e em “O Pestinha 2”

E em 1993:

Rock n’ roll racing conta com apenas 5 (cinco) faixas de rock em seu repertório (6 na versão de Sega Genesis). Não é apenas um jogo de corrida onde basta chegar ao final, é preciso bater nos adversários para que eles não possam cruzar a linha de chegada antes de você.

Galera, eu recebi muitas sugestões e já estou achando que este post está maior do que eu imaginava. Então, faremos uma segunda parte na próxima semana, combinado?

Espero vocês lá!

2 Replies to “Rock music in games”

Rabisque abaixo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s