Livro 1: Água
Capítulo 1: O garoto no iceberg

“Água, terra, fogo, ar.
A minha avó me contava histórias sobre os velhos tempos. Tempos de paz, quando havia equilíbrio entre as tribos da água, o reino da terra, a nação do fogo e os nômades do ar. Isso tudo mudou quando a nação do fogo atacou.

Só o avatar domina os 4 elementos. Só ele pode impedir o ataque impiedoso do fogo, mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece.

Cem anos se passaram e a nação do fogo está perto de ganhar a guerra. Há dois anos, o meu pai liderou a minha tribo em uma viagem ao reino da terra para ajudar a combater a nação do fogo e me deixou junto com o meu irmão cuidando da nossa tribo.

Alguns acreditam que o avatar não renasceu entre os nômades do ar e que o ciclo foi quebrado, mas eu tenho esperança. Eu ainda acredito que de alguma forma o avatar vai voltar pra salvar o mundo.”

São com essas palavras de esperança, narradas por Katara, que somos introduzidos ao mundo de “Avatar – A lenda de Aang”, também conhecido como “O último dobrador de ar”.

O episódio começa com Sokka num barco com sua irmã Katara tentando pescar. Enquanto o irmão está concentrado, nos é revelado de que a irmã é dobrada de água, porém, não com muitas habilidades.

665VxQ
Irritado (e ensopado), Sokka esbraveja sua irmã, diminuindo sua dobra de água (poder que permite controlar a água) e insinua que se tivesse tal poder, guardaria pra ele (algo bem comum entre pessoas que não suportam ver “alguém diferente”), além de chamá-la de esquisita.

Após uma correnteza levar os dois até um enorme iceberg, Sokka lança comentários machistas à irmã deixando-a irritada. Isso a faz partir o iceberg e uma luz, no fundo do oceano revela um garoto e seu bisão voador, congelados por cem anos.mwoX4G.gif
A luz forte acaba chegando aos olhos do Príncipe Zuko, o primeiro vilão da história que somos apresentados, cujo seu único objetivo de vida é caçar o avatar (entendemos o motivo nos episódios posteriores).

2.PNG
A viagem tem durado bastante tempo (dias, meses, anos? Não sei! O que é o tempo para quem busca o avatar até hoje) e ele sente um fio de esperança de finalmente poder capturá-lo. Zuko viaja com seu Tio Iroh, cujas as preocupações são apenas duas:

Z4JX7J.gif
Pai sho e chá calmante de jasmin ou caçar o avatar: o que é melhor?
wjBgXJ.gif
“Eu preciso te perguntar uma coisa”, “O que é?”, “Por favor, chegue mais perto”, “O que que é?”, “Quer andar de trenó com pinguim?”

Então, somos introduzidos ao bisão voador, conhecido como Appa. Além disso, um espirro o faz tirar três metros do chão (Sério? Ele achou que fosse mais) revelando-o como um dobrador de ar (o que fazem os dois irmãos se assustarem, já que eles estão extintos).Appa.PNG

Do outro lado, Tio Iroh tenta convencer seu sobrinho a abandonar a caça ao avatar, mesmo que ele esteja certo quanto ao seu retorno, já que tanto seu pai, quanto seu avô e bisavô fracassaram na missão. A resposta do príncipe é apenas uma: “A honra deles nao dependem da captura do Avatar. A minha sim!”

3.PNG
Três gerações “derrotadas” pelo último garoto que dobrava ar. Seria Zuko o quarto?

Na sequência, Katara questiona Aang: Se ele é um dobrador de ar, provavelmente ele saberia do paradeiro do Avatar. O que teria acontecido com ele? Notamos na cena (ilustrada abaixo) que o garoto fica visivelmente constrangido.

4.PNG
Seria Aang o novo avatar? Hum… Creio que não!

Então, Aang tem um devaneio, apresentando como ele foi capaz de se proteger durante cem anos: Entrando no estado avatar (explicado em episódios posteriores), englobando seu amigo bisão.

ANP_Avatar_-_01_1.gif
O gif é longo (e pesado), portanto seja paciente

Só que o nosso amigo Aang, na verdade, havia sido levado para a Tribo do Sul da água. Katara o desperta (ele estava sem camisa) e repara na seta que vai de sua cabeça e passa pelas costas.

ANP_Avatar_-_01_3.gif
Namore alguém que olhe pra você como a Katara olha para as setas de Aang

Então, Aang é apresentado para toda a Aldeia, mas todos ficam assustados com o único dobrador de ar que restou no mundo.

ANP_Avatar_-_01_4.gif
Quer apresentar uma pessoa pro lugar que você vive? É só dizer: “Aang, esta é a Aldeia toda”

Aang apresenta um pouco da sua dobra de ar, o que impressiona as crianças. Daí, conhecemos um pouco da personalidade do dobrador: Divertido e desastrado

ANP_Avatar_-_01_5.gif
“Fofinha, foi o que me disseram da neve”

Vamos voltar pro lado negro da força: Tio Iroh tenta ensinar melhor a dominação do fogo ao seu sobrinho, mas este é teimoso, acredita que o poder vem dos músculos (percebe-se que Zuko precisa usar a raiva pra poder disparar fogo) e que deve estar cada vez mais forte, mas o tio continua insistindo pacientemente e, quando não consegue convencer o garotão, se faz de louco e começa a comer seu pato assado.

ANP_Avatar_-_01_6.gif

Afinal, por que o jeito “bobo” de Aang irrita tanto Sokka, que tenta transformar em guerreiros as pequenas crianças da tribo? É fácil observar como as crianças se divertem com o garoto da seta, que leva a vida despretensiosamente. Entretanto, algo nos atinge como uma flecha: Sokka está apenas levando a sério uma guerra de cem anos que Aang jamais imaginou existir.

ANP_Avatar_-_01_7.gif
Aposto que seu sangue ferveu quando você quis saber que guerra era essa e a única resposta que teve foi: “PINGUIM!”

Katara vai ter uma conversa com Aang, daquele jeito paciente dela e lhe pede para que ensine a ela a dobra de água. Katara, qual parte do “ele é um dobrador de AR que você ainda não entendeu? Claro que ele diz que não pode fazer tal feito, sugerindo que ambos fossem à Tribo da Água do Norte no Bisão Voador.

ANP_Avatar_-_01_8.gif

E aí, somos levados à pior lembrança da tribo da água: o navio da nação do fogo. Katara hesita, mas Aang a leva para dentro do navio, já que uma dobradora de água deve superar seus medos (não só ela, como todos nós, meros mortais). O navio fez parte da primeira batalha da nação com a tribo. E é neste momento em que Aang fica sem chão: Katara deduz que ele ficou preso no iceberg por cem anos, já que ele não sabe nada da guerra.

ANP_Avatar_-_01_9.gif
Aang descobre que sua musa “Gretchen” não é mais virgem

Pra piorar, ao tentarem sair do navio, uma armadilha é ativada lançando um fogo de artifício no céu, o que chama a atenção do raivoso Príncipe Zuko.

ANP_Avatar_-_01_10.gif
Parece que o “carregamento” finalmente chegou…

E aí acaba o primeiro episódio. Será que Zuko vai atacar a Tribo da Água do Sul? É o que veremos no próximo episódio. Até lá!

Rabisque abaixo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s