Sempre aquela velha frase: “Dê valor a quem te dá valor” ou “Dê valor a quem realmente importa”, mas morre por aí mesmo. E é sempre assim: é mais fácil criticar, falar mal, fazer críticas sobre a atitude de certas pessoas do que elogiá-las ou motivá-las com aquilo que realmente é certo. E aí, são inúmeros testes pra saber se vale mesmo a pena ter aquela amizade.

Aquele ditado “só se dá valor ao que se perde” não é apenas mais um que inventaram, mas o que cada um deveria refletir. Pensar que uma pessoa se preocupa bastante com você, que faz tudo, que te ajuda quando as coisas não estão fáceis e acreditar não ser necessário retribuir ou apenas em certas ocasiões, pode ser cômodo para você e desgastante para outra pessoa. Isso corrói o sentimento que vive dentro dela e o mata um pouco a cada dia. E, assim que percebido, aquele sentimento de amor ou amizade torna-se repúdio e os afasta aos poucos. Quando você percebe, perdeu alguém que antes te valorizava. Seu coração treme e a saudade o aperta. E, se você não liga, pode ter certeza de que contribuiu para o mal de alguém.

E por que agir assim? Por que é melhor valorizar quem não te valoriza e desvalorizar quem gosta de você? Não seria meio irônico? E, se aquilo que você diz ser brincadeira, sendo muitas de mal gosto, é mais fácil do que expressar sentimentos, também não é mais fácil que percam a fé em você? E por que é melhor agir assim com quem é mais vulnerável?

Por ser tímido e um pouco anti-social, minha forma de agir é mais ou menos assim: Tento dar uma chance à amizade. Uma, duas, três, dez vezes e até mais se for necessário. Prefiro dizer às pessoas o que realmente sinto, antes que possa ser tarde demais e, por causa disso, sei que muitas vezes não há retorno. E, sim! Isso desgasta um coração. Por isso, quando me afasto de alguém, faço aos poucos, até que aquilo possa morrer completamente em mim. E termina assim.

Rabisque abaixo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s